Jejum Intermitente: como funciona? Como fazer, tipos e mais!

Um dos métodos de emagrecimento muito utilizado por pessoas que querem eliminar gordurinhas a mais ou dar aquela acelerada no metabolismo é o jejum intermitente. O seu objetivo é claro: fazer com que o organismo use os estoques de gordura, diminuindo a massa gorda no corpo.

O jejum intermitente pode ser feito entre 12 até 24 horas, seja todos os dias da semana ou em períodos específicos. Quer saber informações completas sobre esse método de perda de peso? Acompanhe aqui!

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Jejum intermitente: como funciona?

Jejum Intermitente: como funciona? Como fazer, tipos e mais!

Feito entre períodos de 12, 16 e até 24 sem comer, é possível adaptar ele de acordo com suas necessidades e desejo. O momento em que se pode comer é conhecido como janelas de alimentação, fora deles, só é permitido a ingestão de líquidos sem calorias, seja água, chás, café sem açúcar e outros.

Tipos de Jejum intermitente

  • 12 horas: metade do dia sem comer – contando as horas de sono;
  • 16 horas (Sistema leangains) – fica-se 16 horas sem alimentos e é recomendado entre 2 até 3 refeições no período disponível de alimentação;
  • 24 horas (Coma, para, coma): é o tempo em que se fica 24 horas sem comer, sendo um ou dois dias da semana dedicados ao jejum.

Mas lembre-se que antes de você começar a fazer o jejum intermitente, é recomendado que você converse com um médico especialista, somente ele poderá indicar o melhor método existente.

Regras básicas do jejum intermitente

  • Comer quando se tem vontade: é indicado comer apenas quando se tem vontade, priorizando alimentos que melhorem sua saciedade como as proteínas, verduras, legumes e carboidratos ricos em quantidades de fibras.

Procure evitar cereais refinados, doces e alimentos que são muito industrializados.

É importante lembrar que mulheres aguentam menos tempo de jejum do que homens, isso porque tem menos massa muscular e menores quantidades de glicogênio no corpo.

Para quebrar o jejum intermitente, é necessário tomar cuidado porque a insulina está em seus níveis baixos. Assim, não é indicado o consumo de carboidratos simples ou muita comida.

Porque ajuda a emagrecer?

Jejum Intermitente: como funciona? Como fazer, tipos e mais!

É preciso entender o corpo humano para compreender melhor como funciona o jejum intermitente no organismo.

Quando você se alimenta, o corpo visa um destino para esses alimentos que foram absorvidos em forma de glicose. Assim, ele irá ativar a insulina, que é responsável por colocar o açúcar dentro das células. Essa energia que não será usada pelas células é acumulada em tecido adiposo, gerando assim, gordura.

Depois disso, essa energia acaba e o corpo precisa essas gorduras acumuladas, recorrendo ao glicogênio, uma forma de energia que está acumulada nos músculos, desse modo, ativa-se os hormônios que vão ser usados na quebra de gordura.

Assim, outros hormônios acabam quebrando as gorduras que ficam mais tempo no corpo, facilitando a perda de peso. Desse modo, o jejum evita grandes picos de insulina, prevenindo a resistência da mesma.

Contraindicações do jejum

Jejum Intermitente: como funciona? Como fazer, tipos e mais!

Não é recomendado que o jejum seja executado pelas seguintes pessoas:

  • Gestantes e lactantes;
  • Crianças e adolescentes;
  • Pessoas que possuem doenças crônicas.

Caso você tenha dúvidas sobre a sua saúde e se pode fazer o jejum intermitente, é recomendado que converse com um médico especialista.

Tempo de reação do organismo

O tempo médio pode variar de cada organismo, porém, geralmente se demora 2 meses para se perder barriga. É possível acelerar o processo usando alguns termogênicos especiais, emagrecedores e suplementos que vão suprir algumas necessidades do seu corpo.

É indicado que o jejum intermitente seja feito com um exercício físico em conjunto, assim, o corpo tem seu estado de emagrecimento potencializado cada vez mais, assim como os resultados.

Fique atento(a) as reações do seu corpo, muitas delas podem ser negativas, caso isso aconteça, procure um médico.


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