O que já se sabe sobre o IPVA 2021

Como muito já se discutiu, o ano de 2021 permanece uma incógnita: prazos, eventos, medidas e orientações ainda não foram definidas em diversos âmbitos. Ainda sim, alguns estados estão começando a tratar sobre como será o pagamento do IPVA 2021

Nós separamos um compilado de informações que podem te ajudar a se planejar melhor para o ano que vem, principalmente no âmbito financeiro. Vamos combinar que fazer o pagamento do IPVA 2021 pode pesar, e muito, no bolso, não é?

Vamos para a lista!

Governo do Rio Grande do Sul define calendário para IPVA 2021

O Governo do Rio Grande do Sul publicou um decreto relacionado ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA 2021. Nele, as mesmas medidas tomadas em 2020 vão seguir para o próximo ano.  

O vencimento do IPVA 2021 para todos os veículos do RS, será em abril. A data correta é estabelecida de acordo com o número final da placa. O último dia previsto para o vencimento e 26/04/2021. 

Quem optar pelo parcelamento do IPVA 2021, pode fazer isso em três vezes:

  • Primeira parcela: até 29/01/2021;
  • Segunda parcela: até 26/02/2021;
  • Terceira parcela:  até 31/03/2021;

A base de cálculo do imposto para o exercício de 2021 será divulgado até o dia 30/11/2020. 

Para mais informações e atualizações, entre no site do Governo do Rio Grande do Sul. 

Descontos no IPVA 2021 

Alguns governos estaduais têm programas de descontos do IPVA 2021 por conta do registro das notas fiscais de compras com o CPF do cidadão. 

Proprietários de veículos de São Paulo e que são cadastrados no Nota Fiscal Paulista podem solicitar o abatimento do valor do imposto. Para isso, é necessário ter créditos no programa e ter o cadastro com o mesmo nome que está no CRLV do veículo. 

O dono do carro ou moto pode escolher a quantidade de créditos da Nota Fiscal Paulista que quer descontar do IPVA 2021. Por enquanto, essa medida só está disponível para o valor do imposto deste ano, mas as chances dela continuar para 2021 são altas. 

No Rio Grande do Sul, o mesmo pode ser feito, mas com abatimento no IPVA 2021. A Secretaria Estadual da Fazenda do RS afirma que 150 notas fiscais com CPF podem dar desconto de 5% na tributação, por exemplo. Quantidades menores de notas também podem gerar redução no valor, mas consequentemente, ela será mais baixa. 

Outros Estados também contam com esse programa, inclusive o Distrito Federal. Para consultar se é o caso do local em que você mora, consulte o site da Secretaria da Fazenda. 

Preste atenção nos casos de isenção do IPVA 2021

Algumas situações permitem a isenção do IPVA 2021. Fique atento para ver se nenhuma delas pode se encaixar com a sua vida no próximo ano. Alguns deles são:

  • furto ou roubo do veículo;
  • desaparecimento ou perdimento do veículo;
  • leilão do veículo como sucata;
  • deficientes físicos ou mentais são os proprietários;
  • carros com datas entre 10, 18 e 20 anos de fabricação (o tempo depende da regulamentação dos Estados);

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *