Jovem Aprendiz Atacadão: Veja aqui como funciona?

A grande vantagem oferecida pelo Jovem Aprendiz Atacadão consiste na oportunidade de primeiro emprego formal dada aos jovens. Além disso, atualmente a empresa é referência em seu segmento de atuação — o que torna ainda mais benéfico trabalhar como Jovem Aprendiz Atacadão.

O Atacadão ocupa a posição de maior rede brasileira de atacados, sendo um dos grandes destaques do cenário empresarial nacional. Atualmente, a rede conta com 28 atacados de distribuição e 187 lojas de autosserviço, além de mais de 50 mil funcionários em seu quadro de colaboradores.

Como funciona o Jovem Aprendiz Atacadão

O processo de seleção de Jovem Aprendiz Atacadão segue as diretrizes impostas pela Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem, que estabelece que organizações de portes médio e grande — ou seja, que possuam mais de 5 funcionários registrados em CTPS — devem contratar, em caráter obrigatório, jovens entre 14 e 24 anos para o cargo de aprendizes.

Ademais, os jovens aprendizes devem ocupar entre 5% e 15% do quadro de funcionários totais da empresa. O regime de contratação é feito por contrato de trabalho especial, que recebe ajustes por escrito — de acordo com a Lei da Aprendizagem — e possui prazo determinado, que, neste caso, é limitado a 2 anos.

Além da capacitação profissional prática, realizada diretamente na organização, também há a capacitação profissional teórica, que é realizada através de um curso profissionalizante, ministrado por uma instituição de ensino credenciada.

Dentre as responsabilidades delegadas ao Jovem Aprendiz Atacadão, as seguintes se destacam:

  • Cadastro de listas, produtos e documentos em sistema de computador;

  • Apoio aos demais colaboradores no que for necessário;

  • Auxílio a parceiros e clientes da empresa;

  • Transporte de mercadorias dentro das lojas;

  • Organização dos produtos nas prateleiras;

  • Checar e fazer listas de checagem de carga e descarga;

  • Aplicar rótulos e embalagens em produtos;

  • Verificar a aparência dos alimentos vendidos, sobretudo as frutas, verduras e legumes do hortifruti.

Todas as funções realizadas pelo aprendiz são supervisionadas e orientadas por um funcionário mais experiente, que possui um cargo superior. Vale a pena ressaltar que horas extras e compensação de horas são proibidas ao jovem, assim como a resolução de questões financeiras e burocráticas da organização.

A carga horária máxima de trabalho diária do Jovem Aprendiz Atacadão é de 6h e a carga horária semanal é limitada a 30h, fora do período escolar. E, de forma geral, a empresa recruta jovens para atuarem em seus setores operacionais e administrativos.

Quem pode se inscrever?

Há requisitos estabelecidos pelo Atacadão, dentro das determinações regulamentadas pela Lei da Aprendizagem, que devem ser atendidos pelos jovens que desejam se inscrever para o cargo de Jovem Aprendiz Atacadão. São eles:

  • Ter entre 14 anos e 24 ano de idade;

  • Estar cursando ou já ter concluído o ensino médio;

  • Morar próximo ou ao menos na mesma cidade da unidade em que pretende se candidatar.

Algumas empresas também fazem exigências relacionadas à questões sociais, como o candidato estudar ou ter estudado em escolas públicas ou em particulares através de bolsa integral, além de darem preferência para jovens em situação de vulnerabilidade social, que comprovem baixa renda, pois um dos objetivos do programa é a inclusão social.

No entanto, o Atacadão não faz essas especificações em seu site, deixando o processo seletivo livre para todos aqueles que preencham os requisitos básicos da Lei da Aprendizagem.

Como se inscrever?

A inscrição no programa de aprendizagem Jovem Aprendiz Atacadão é feita por meio dos alertas que são publicados em suas mídias sociais e demais canais de comunicação oficiais, onde são divulgadas as instruções necessárias.

No site oficial da empresa, não há a opção de cadastro para o cargo de jovem aprendiz, no entanto, existe a possibilidade de enviar o seu currículo no perfil que o Atacadão possui dentro da Catho, que é um site brasileiro de classificados de empregos.

Para isso, basta acessar o perfil do Atacadão na Catho e preencher a ficha de cadastro com as informações solicitadas. A partir desse momento, o seu currículo fará parte do banco de dados do Atacadão e você será chamado para uma entrevista quando houver vagas disponíveis.

Benefícios e remuneração

A bolsa auxílio paga ao Jovem Aprendiz Atacadão segue o cálculo do salário mínimo vigente, de acordo com as horas que forem trabalhadas. Além disso, o aprendiz também possui uma série de benefícios assegurados por Lei, como registro em CTPS, FGTS, 13º, vale transporte, vale refeição, entre outros.

Além desses benefícios compulsórios, fica a critério do contratante ceder os demais benefícios que costumam ser oferecidos aos outros funcionários da empresa.

Conclusão

Ingressar no mercado de trabalho tendo o cargo de Jovem Aprendiz Atacadão como a primeira experiência de emprego é uma maneira excelente de iniciar a vida profissional.

A empresa valoriza os seus aprendizes e os auxilia da melhor forma possível, para que todos os conhecimentos sejam absorvidos e as habilidades sejam desenvolvidas, pois, assim, gera mão de obra qualificada. Seja um Jovem Aprendiz Atacadão, cadastre-se e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *